ODS ONU #8: Crescimento Econômico Sustentável e Trabalho Decente

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU compõem um plano de ação de 15 anos (2015 – 2030) para as pessoas, o planeta e a prosperidade. Composto por 17 Objetivos, os ODS e suas 169 metas visam erradicar a pobreza e promover vida digna para todos. A Agenda 2030 é além de um compromisso entre líderes mundiais, mas uma inspiração para mudar de vida.

Diferente da agenda anterior da ONU criada em 2000 – os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), a agenda atual coloca a responsabilidade das metas também para a sociedade civil, ou seja, pessoas e todos os tipos de organização, não só os governos, precisam estar envolvidos e empenhados. Esse é mais um reflexo das mudanças trazidas pela Era Digital: os indivíduos ganhando autonomia e responsabilidade na condução da sua própria vida e do planeta. 

Os ODS também se diferenciam dos objetivos anteriores abarcando metas mais voltadas para a inovação, cidades sustentáveis e o mundo do trabalho. Cada um dos objetivos se divide em metas e, nesse artigo, quero tratar especialmente de uma das metas do ODS 8. 

objetivo 8 visa “promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos”. A meta que quero tratar aqui diz respeito a quem quer mudar de vida e buscar novos desafios: geração de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas. 

“Essa ser umas das metas da ONU nos mostra que o trabalho autônomo e o empreendedorismo são os desafios profissionais da próxima década. O que está ligado, não só às mudanças sociais trazidas pela Era Digital, mas também às mudanças que precisamos fazer para ter uma vida mais sustentável”

Nós e nosso planeta não suportaremos mais continuar vivendo no mesmo formato das últimas décadas. Dados do Banco Mundial mostram que para seguirmos com o atual padrão de consumo da sociedade seriam necessários 3 planetas. Por esse motivo, a ONU criou para cada objetivo um conjunto de metas que equilibram o crescimento econômico promovendo, não somente avanços sociais, mas contendo a deterioração ambiental.

Há quem evite falar de sustentabilidade para não ter que fazer diferente. Há quem prefira a chamada “zona de conforto”, operando da mesma forma, para não ter que inovar. O que é um grande risco, já que vemos muitos casos em que o mundo corporativo com suas regras e pressões traz infelicidade, insatisfação e até doenças. Eu mesma me motivei a mudar de vida porque me sentia limitada e infeliz em minha carreira

Muitas pessoas vêm seguindo esse movimento, se desprendendo de preocupações com status e “segurança” do mercado de trabalho para buscar novos desafios profissionais de forma autônoma. Usando suas habilidades e experiências para criar modelos de geração de renda sustentáveis que trazem uma renda igual ou até maior do que tinham na CLT. 

Os desafios profissionais num cenário em constante inovação

Por onde começar a fazer diferente e concretizar mudanças reais na vida? A primeira imersão acontece em você mesmo, assumindo que você é o único responsável por dar um rumo diferente à sua trajetória profissional. E, recomendo você adicionar a essa reflexão, a seguinte: “qual o impacto que a mudança na minha vida poderia trazer de positivo para outras pessoas e para o ambiente em que vivo?”

Tenha em mente que o domínio de tecnologias digitais facilita a abertura de um negócio criativo (negócio cuja principal matéria-prima é a intelectual ou que tem como principal valor a criatividade ou exclusividade) com baixo investimento financeiro e grande margem de lucro e contribuem para menor impacto ambiental quando aplicadas estrategicamente.

Procure conhecer ferramentas que o auxiliem desde a busca do seu propósito até o gerenciamento de indicadores fundamentais para uma mudança estruturada, gradual e estratégica. Utilize seus valores e princípios como bússola quando se sentir perdido ao longo da jornada.

Como você está se preparando para essa nova realidade?

Programa Trocas que Transformam em nosso canal do Youtube: Como novas economias vão impactar os negócios e você. Com Cassiana Buosi e Patrizia Bittencourt.

Curta a Company Page aqui no LinkedIN da Lifelong Workers e acompanhe dicas e fontes bacanas que publicamos nela – um projeto que busca gerar conexão profunda entre pessoas que estão se reinventando e se ressignificando, especialmente no que tange a trabalho, geração de renda para curto, médio e longo prazo e equilíbrio na vida.

Quer viver uma jornada de 4 encontros online comigo e outras pessoas para conhecer essas ferramentas que o auxiliem desde a busca do seu propósito até o gerenciamento de indicadores fundamentais para uma mudança estruturada?

Conheça o Experimente-se como Lifelong Workers. Temos uma nova turma começando em breve. Se por acaso essa turma já estiver completa, em algum outro momento ofereceremos uma nova data.

Aproveitei e separei alguns artigos correlacionados com todo esse nosso papo aqui, que tal dar uma olhadinha neles?

  • Ideias para ganhar dinheiro: Experimente-se primeiro, decida-se sem pressa. => Ler artigo
  • 10 dicas para iniciar um plano de transição de carreira ou de vida. => Ler Artigo
  • Seu projeto de vida e profissional: amenize riscos. => Ler Artigo

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

6 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.