Metaverso, além de uma realidade virtual melhorada.
Após o anúncio de investimentos do Facebook para a construção de seu próprio metaverso, esse virou o assunto da vez… mas você sabe o que é esse tal Metaverso?
Olhando de fora, o metaverso pode parecer como uma atualização ou melhoria do que conhecemos hoje por realidade virtual. Porém, os especialistas o definem como o futuro da internet.
Ou seja, um universo digital totalmente novo e muito mais amplo, que não se restringe ao computador, permitindo a entrado do usuário por todo tipo de ambiente digital.
Com isso seu “avatar” 3D será sua representação no trabalho, em shows, pontos turísticos, provador de roupas, entre outros.
É um conceito que está sendo trabalhado ainda, sem uma definição formal. Mas com todo esse entusiasmo e investimentos muito além desse anunciado pelo Facebook, o metaverso vai continuar a ser assunto pelos próximos anos.
O que ganhamos com isso?
Antes de “arrancar os cabelos” achando que vamos perder o contato humano e viver dentro de uma “mini matrix”, vamos lembrar que existem coisas que só humanos podem realizar e que as máquinas nunca vão poder nos substituir nisso.
Nós, da Lifelong Workers, acreditamos que a tecnologia tem muito a colaborar com nossas vidas, abrindo novas possibilidades e nos auxiliando a desenvolvermos nossas habilidades exclusivamente humanas.
O investimento no metaverso também significa investimento em redes de conexões mais evoluídas e potentes. E ainda pode abrir o desenvolvimento de uma nova economia virtual e muito mais possibilidades para aprimorar nosso estilo de vida e trabalho.
O mais importante disso tudo é acompanharmos essas mudanças e fazer parte desse processo como protagonistas e não meros coadjuvantes ou pior, “consumidores”. Lembrando que o futuro de todos começa pela dimensão pessoal de cada um.
Temos a chance de construir #futurosmelhores, #futurosregenerativos, depende de nós nos esforçarmos para usar os avanços tecnológicos na direção do que nos é mais valioso para a nossa humanidade.
Negócios NUNCA vem a frente da vida.
Portanto, que tal expandirmos nossas consciências e já começarmos a pensar como podemos criar interações realmente melhores, aprimorando a qualidade de nossas vidas e quem sabe até explorando esse novo metaverso de forma a acelerarmos diversos males que assolam nossa atual sociedade?
Não dá mais para esperar decidirem por nós, é hora de agir para garantir o bem-viver de todos. Vamos pensar juntos como usarmos a evolução da tecnologia a favor de mais qualidade de vida e trabalho para o maior número de pessoas possível?
Isso não significa, de forma alguma, que não devemos estar atentos a possíveis implicações nocivas. Pelo contrário. Apenas convidamos #lifelongworkers a, uma vez que detectarmos possíveis “tensões”, canalizarmos nossas energias para modelarmos o metaverso afim de evitá-los ao máximo, dentro do que cabe a nós.
Fugir, renegar, tentar boicotar evoluções como essas dificilmente jogarão a favor da vida. Nos entreguemos ao fluxo da vida e evolução de nossa sociedade e espécie, de forma cada vez mais consciente e responsável.
Por mais amor e menos dor, por mais protagonismo de cada um de nós na construção dos futuros comuns e do bem que desejamos e menos vitimização. Vamos nos permitir olhar o melhor que podemos com a nossa inteligência coletiva construir para juntos usufruirmos um dia?
Aproveite e confira também a nossa Troca que falamos sobre Inteligência Artificial
Aproveite e inscreva-se em nosso canal no Youtube para acompanhar mais vídeos do Trocas que Transformam, nosso programa semanal. Para participar ao vivo com a gente, é só se inscrever para receber a nossa newsletter semanal logo ao fim deste artigo.
Conheça o Workshop Design de Futuros Pessoais, assim como os seus benefícios. Aproveite e inscreva-se para a nossa próxima turma que vai começar, clicando aqui.
Venha para a NOSSA AULA ABERTA E GRATUITA, saiba mais e participe.
Nos acompanhe nas redes! Estamos no LinkedIN, no Youtube, no Facebook e Instagram!
2 Comentários