pessoa-ser-humano-conexao-com-a-natureza-somos-natureza-regeneracao-interser

Liderança Regenerativa e o impacto dos ciclos da vida e natureza em nós

Meu inverno acabou! E que delícia de inverno que me permiti viver aqui por dentro, num despertar de consciência e atenção plena aos meus momentos e sentimentos. Você já sentiu as estações em você? E o que liderança regenerativa tem a ver com isso?

Frequentemente falamos de trabalhos em futuros regenerativos em nosso ambiente. E asseguro prá você que mais legal do que falar ou entender como criamos essas condições favoráveis a vida e a promoção da saúde, é viver a regeneração. É sentir a sua potência. É perceber como tudo começa na gente mesmo.

As organizações, nossos ambientes de trabalho, o nosso trabalho, ao que servimos ao mundo – ou ao que deveríamos estar servindo talvez? – é só um reflexo de nós mesmos. Indivíduos e então, coletivos.

Quando as pessoas estão bem, saudáveis, podendo ser quem verdadeiramente são tanto em seus melhores momentos quanto em seus momentos mais invernais, tudo flui. Tudo se ajeita da melhor forma possível.

Poder ser quem se é sem máscaras é sentir a maestria da inteligência da natureza permeando em nós.

Cassiana Buosi

Essa inteligência está sempre presente. A questão é: nós estamos atentos a ela? Reconhecemos, de forma consciente, a sua presença? Porque se não, estamos desperdiçando uma tremenda energia. E esse desperdício é vida!

Nesse artigo, veremos um pouco do que se trata a liderança regenerativa e também conheceremos uma forma simples de nos conectarmos melhor com nós mesmos por meio dos ciclos das estações e da vida. O que naturalmente nos torna melhores líderes.

Mais tempo para refletir melhor, viver com mais qualidade e então liderar com mais sentido

TEMPO É VIDA, não é dinheiro, lembra-se de algumas de nossas Trocas que Transformam em nosso canal no Youtube que falamos isso?

Ao estar na co-facilitação do curso de Liderança Regenerativa a convite de uma grande parceira e profissional que admiro muito, Flavia Vivacqua, pude mergulhar ainda mais em questões práticas de escolhas cada vez mais conscientes que venho fazendo.

E perceber o quão regenerativa eu já estava sendo comigo mesma e cada vez mais com as pessoas com quem trabalho, me faz sentir ainda mais em compartilhar esta jornada e aprendizados com você. Bora lá? Então, vamos começar… pelo começo.

O que é Liderança Regenerativa?

Existem diversos autores que vem trabalhando ao longo dos anos as questões em torno da Liderança Regenerativa, mas para responder essa questão, vamos ver o que os autores do livro Liderança Regenerativa – O DNA de organizações que afirmam a vida no século 21 nos trazem:

A liderança regenerativa se baseia nos campos multidisciplinares da teoria da complexidade, na cibernética, psicologia do desenvolvimento, teoria de sistemas, ciência holística e muito mais.”

Laura Storm & Giles Hutchins

Em outras palavras, liderança regenerativa é a conexão de tudo o que já sabemos até este momento do ponto de vista de uma lógica mecanicista, mais racional e científica que foi extremamente dominante nos últimos 2 séculos aliada a sabedorias ancestrais, a inteligência da natureza, novas descobertas sobre a consciência entre outros campos.

Imagine a potência desses saberes e práticas todos combinados e ressignificados, aplicados aos ambientes organizacionais e á todas as pessoas que neles circulam e são impactadas até mesmo indiretamente?

Além disso, também te convido a assistir esse vídeo em que eu e Flavia Vivacqua, iniciadora do movimento Design Regenerativo e uma das precursoras do tema no Brasil, gravamos juntas para explorar ainda mais sobre do que se trata a Liderança Regenerativa de forma mais profunda.

A essência da Liderança Regenerativa com Flavia Vivacqua e Cassiana Buosi

Por ora, para este momento, eu gostaria de fazer um recorte simples sobre algo que qualquer um(a) de nós pode colocar em prática neste exato momento: perceber os ciclos da vida, da natureza, das estações em nós. E lógico, como isso se reflete em nossos negócios, trabalhos e liderança.

Os ciclos da vida e a nossa reconexão com a nossa natureza

Como você deve saber, tudo é cíclico e sazonal, certo? Saber eu sei que você sabe. Mas você se permite perceber e VIVER BEM seus próprios ciclos? Sem se culpar, sem se julgar, sem se importar com o que terceiros estão pensando de você?

Eu sei que não é fácil, mas com intenção e práticas diárias, vamos ficando cada vez melhores nessa arte. Coisas tipicamente humanas. Robôs jamais terão esse poder! Ou ainda vai demorar muito, pode apostar! Vamos então nos reconectarmos com a natureza e com a NOSSA própria natureza?

Em que estação do ano ou ciclo da vida você se encontra nesse momento?

As estações da vida está em tudo, em todos e todas. Santa inteligência escancarada em nossas caras!

Ciclos da vida: A Primavera, como ela acontece em você e interfere em seu trabalho

primavera-ciclos-da-vida-regeneracao-interser-autoconhecimento

A primavera se dá logo após o inverno, quando as coisas incríveis despontam. Despertam. Saltam aos nossos olhos, assim como para tantas outras pessoas que sabem apreciar a beleza da vida.

Em nosso trabalho podemos perceber esta estação quando:

– sentimos a potência da reenergização;

– novas ideias criativas estão brotando;

– novas e frutíferas parcerias estão chegando ou nos rondando;

– nos sentimos leves e ao mesmo tempo sentimos que a nossa estrutura interna está forte e saudável;

– acontecem “espichões” de crescimento e desenvolvimento, como acontece com as crianças e adolescentes;

– diversas outras coisas correlacionadas com o que é percebido na natureza “externa”, mas em nós. Esse último ponto aqui serve para todas as demais estações que seguem. ; )

Ciclos da vida: O verão, como ele acontece em você e interfere em seu trabalho

O verão acontece quando as taxas de crescimento se estabilizam e tudo o que é vivo – você inclusive e principalmente – está bem integrado, bem sintonizado.

Em nosso trabalho podemos perceber esta estação quando:

– o crescimento e desenvolvimento são incrementais, ou seja, uma espécie de melhoria contínua do salto que aconteceu na primavera.

– a sua eficiência está ótima, ou seja, você não gera retrabalho para si ou se acontece, é muito pouco.

– a sua eficácia está ótima também, ou seja, você atinge seus alvos e percebe rápidos resultados.

Ciclos da vida: O outono, como ele acontece em você e interfere em seu trabalho

lideranca-regenerativa-homem-com-a-natureza

O outono é sem dúvida o grande momento da colheita. A primavera te desabrochou, o verão te fortaleceu. Os melhores resultados de uma boa semeadura, que iniciou-se há um tempo atrás, não apenas na última estação.

Se você semeou com alegria, boas intenções, em um campo propício, usando boas sementes, colherá os melhores frutos. Aaaah Cassiana, mas como saberei se a intenção, o campo, as sementes eram boas?

Você precisa estar muito presente em si, com a sua intuição bem apurada. E só você pode permitir isso e sentir a conexão em todos os demais ciclos da vida e natureza em você. Assim, reconhecerá mais facilmente seus limites e os respeitarão, livre de julgamentos, que só servem para nos desconectarmos de nossa própria essência.

Em nosso trabalho podemos perceber esta estação quando:

– uma maior abundância nos inunda, seja de dinheiro, de boas parcerias mais consolidadas, de mais reconhecimentos genuínos. Inclusive, aproveitando: esqueça as métricas de redes sociais aqui, que são mais degenerativas do que regenerativas – uma hora volto para explorar melhor esse ponto;

– estamos bem conscientes de que esse momento é passageiro – como tudo na vida. Mas não nos sentimos tristes por isso ou mesmo ansiosos, apenas conscientes e buscamos curtir ao máximo esse momento. Cada saborosa mordida.

O seu outono é um verdadeiro deleite, recheado de gratidão e zero metidês. Definitivamente não é sobre se provar, nem para si e nem para as pessoas. É simplesmente sobre fazer valer a pena. Ou seria, valer a vida? ; )

Cassiana Buosi

– intuímos que uma mudança significativa está por vir e nos percebemos cada vez mais desapegados de tentar controlar a vida. Não tememos o fluxo natural da vida, confiamos em sua inteligência e que no fim, os meios se justificam.

Ciclos da vida: O inverno, como ele acontece em você e interfere em seu trabalho

DETALHES DO ANEXO  inverno-eu-comigo-recolhimento-regeneracao-interser-autoconhecimento-ciclos-da-vida-meu-melhor-amigo

O inverno é aquele momento em que criamos espaço. Limpamos a casa. Housekeeping. E buscamos nos aquecer, lógico. Mas esse aquecimento não é como o verão, cheio de gente por perto, festas, disposição a mil.

Esse aquecimento é aquele essencial e vital para nossa própria vida. Da calmaria, da desaceleração, do calor sentido de nossas lareiras dentro de nossas próprias casas. É um aquecimento que vem do coração – nossa melhor lareira amiga.

Inverno é tempo de reflexão e renovação. Do deixar as folhas caírem. Do estar nú. Com você mesmo/a. E estar bem com isso.

É impossível entrar e viver o melhor das estações da vida se você não passar por um bom inverno. Sim, inverno é frio. Podemos até mesmo chorar por isso.

Tende a nos tirar de uma certo comodismo, afinal, somos nós por nós tendo que acender e zelar pelo fogo de nossa lareira. Exige preparo e dedicação.

O momento de semear com qualidade para poder colher e se deleitar com o melhor da verdadeira abundância no outono está próximo – a melhor fase para semearmos é a primavera. E tudo começa na pré-preparação para a semeadura, ou seja, no inverno.

Portanto, inverno não é fim. Na verdade tudo é meio, né? Se é cíclico, tudo é meio e tudo está interligado. Assim como nós, nossas fases, nossas vidas e trabalhos.

Um destaque para como o “nosso” inverno impacta em nosso trabalho

– Após um momento excessivamente abundante, transbordamos. Ao nos darmos conta desse transbordamento, também reconhecemos claramente que é hora de diminuir bastante o ritmo de produção, para permitir que os níveis bons – do que quer que seja – possam ter espaço de sobra para que dancem e então se reharmonizarem. Sem pressa, tudo ao seu tempo.

– Nossa energias – ou seriam nossas folhas? – secam. E aos poucos, começam a cair. Consequentemente isso é refletido em nossas entregas. Está tudo bem, lembre-se de respeitar-se, isso é só um ciclo, chegará ao seu fim. Esse lembrete vale inclusive para você aprimorar a sua empatia com colegas em seus próprios invernos. ; )

– Tendemos a quietude. A um pouco de isolamento. E aconchego, sem dúvida. Mas um inverno pessoal legal é aquele em estamos cientes de nossa própria autonomia e autorresponsabilidade em nos propiciar esse aconchego, sem esperar demais de outras pessoas. No fundo, é tudo sobre autocuidado.

– Percebemos que estamos nús e que lá fora está frio. Portanto, não participaremos de tantas ocasiões bacanas que estão acontecendo “lá fora” também com todas aquelas pessoas que estão plenas em suas outras estações e consequentemente vivendo outros contextos – cíclicos.

O inverno chega para todas as pessoas, assim como passa. Concentre-se no seu inverno e no melhor que você pode viver e aprender com o seu momento, o seu ciclo, a sua natureza.

Hiberne sem culpa. Afinal, logo depois dessa fase de reorganização e limpeza, seus olhos, seus sentidos e sua alma perceberão a primavera e demais estações que seguirão como jamais percebidos antes.

Líderes regenerativos se inspiram na inteligência da natureza o tempo todo

Quanta sabedoria universal a nossa disposição, não é mesmo?

E olhe só que engraçado: que tipo de inteligência é a mais valorizada e desenvolvida nas melhores escolas formais e de negócios no mundo atual? A sabedoria da vida ou a inteligência intelectual – o tal QI – o mesmo que nós mesmos estamos aprendendo a retroalimentar nas máquinas e robôs?

Que futuros você tem ajudado a construir? Eles tendem a ser um dia os melhores presentes de nossas vidas ou… a construção de filmes de ficção um tanto distópicos?

Aproveite para pensar mais sobre isso quando o seu inverno chegar, que tal? Eu desejo que seu próximo inverno seja o melhor de todos em sua vida. E trabalho. Já que somos seres integrais. : )

*******************

Quer se conectar ainda mais com temas relacionados com trabalho e vida em direção a futuros regenerativos? Inscreva-se abaixo em nossa newsletter e além de nossos próprios conteúdos, inspire-se em conteúdos bem bacanas que também fazemos um curadoria bem especial!

Ou se preferir, nos acompanhe pelas redes: estamos no LinkedIN, no Youtube, no Facebook e no Instagram

Cassiana Buosi é empreendedora em rede, designer de futuros regenerativos, especialmente voltados para futuros do trabalho e dos negócios. É certificada em foresight estratégico e professora universitária também. Iniciou 2 redes de negócios e hoje energiza em seu 3º projeto, a Lifelong Workers, percurso que começou após 20 anos no mundo corporativo de grande porte. Apaixonada por Design + Futuros + Pessoas + Aprendizagem. Mãe do Kauai. Sempre se reinventando.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.