sinal-em-meio-ao-oceano-futures-thinking

Aprendizados de grandes marcas sobre inovação que inspiram nossas vidas

Em uma era em que a inovação é imperativa para a sobrevivência dos negócios, podemos extrair alguns aprendizados ao olhar para grandes corporações que falharam ao inovar.

Ao fazer esse exercício, é possível  imaginar como os desfechos poderiam ser diferentes se, lá do passado, houvesse uma leitura do cenário futuro, ou seja, em que estamos hoje.

É uma espécie de exercício de retrospectiva no tempo, mas ao contrário do que geralmente conhecemos. É uma retrospectiva do futuro para o presente. O que em pensamento de futuros – ou futures thinking – chamamos de backcasting.

Uma vez que conheci algumas ferramentas de foresight estratégico que podem ser aplicadas à vida pessoal, compreendi a importância de criar no hoje as condições para que eu possa chegar ao meu futuro desejado ou estar minimamente mais preparada para os futuros possíveis.  

Convido você para essa viagem no tempo, ou melhor, entre tempos. Quem sabe você também não se inspire nessa dinâmica e tire insights importantes para a sua própria vida e trabalho?

A Era do iPhone – uma das maiores lições de inovação da história

A Nokia, uma empresa finlandesa, foi a primeira a criar uma rede de celular no mundo. No final dos anos 1990 e início dos anos 2000, foi líder mundial em celulares.

Com a chegada da Internet, outras empresas móveis começaram a entender como os dados e não a voz, seriam o futuro da comunicação. A Nokia, porém, continuou focando em hardware.

E, não foi somente isso, ela também também subestimou a importância da transição para os smartphones. Afinal, em 2007, estava ganhando mais de 50% de todos os lucros da indústria de telefonia móvel e a maior parte desses lucros não vinha dos smartphones. 

Em 2007, ano em que o iPhone chegou ao mercado, a Nokia tinha metade do mercado mundial de smartphones. Em 2013, tinha apenas 3%.

Na época, parecia arriscado demais desviar recursos para um negócio sofisticado e de baixo volume como era o negócio de smartphones.

Investigando com as lentes de hoje, podemos encontrar diversas análises que listam os possíveis erros estratégicos que levaram a Nokia à decadência, desde o sistema operacional até a lentidão em reagir aos movimentos da concorrência. Será, porém, que naquela época tudo isso era tão claro?

Outro ponto fundamental a se considerar é que, historicamente, a Nokia era uma empresa extremamente adaptável, entrando e saindo de muitos negócios diferentes — papel, eletricidade, galochas de borracha, ou seja, tinha um perfil aparentemente inovador. 

Algumas análises apontam que uma das causas do fracasso foi a relutância institucional em fazer a transição para uma nova era.

Onde estamos e para onde vamos: cenários possíveis

Fazendo uma retrospectiva para os anos 90, será que já havia sinais desse futuro com smartphones, aplicativos e experiência do usuário em foco? 

Vamos olhar para alguns fatos marcantes do período: 

Política e Economia

  • Os anos 1990 já começaram com mais uma guerra, a do Golfo.
  • Em 1990  também ocorreu a reunificação da Alemanha.
  • Em dezembro de 1991, o fim da União Soviética foi decretado.
  • Em 1993, entrou em vigor o tratado que instituiu a União Europeia.
  • O Apartheid chega ao fim  na África do Sul. O sistema de discriminação racial existiu no país entre os anos de 1948 e 1994.

Ecologia

  • Realização da Eco-92 no Rio de Janeiro
  • Assinatura do Protocolo de Kyoto, em 1997, até hoje tido como um dos tratados ambientais internacionais mais importantes.

Tecnologia e Ciência 

  • A Internet discada ou conexão dial-up foi a forma mais comum de acessar sites entre a segunda metade dos anos 1990 e o início da década de 2000.
  • Em 1994, cerca de 61 milhões de pessoas utilizavam o pager, também conhecido como bipe, que se tornou uma das principais formas de comunicação na  época.
  • Em 1995 a Microsoft lança o sistema operacional Windows 95, no mesmo ano, é realizado o primeiro processo de clonagem de um mamífero (ovelha Dolly).
  • O primeiro DVD chega ao mercado em 1997.
  • Em 1998 foi fundada a empresa Google.

Cultura e Entretenimento 

  • Lançado em 1996, o brinquedo virtual Tamagotchi teve milhões de unidades vendidas.
  • Em 1999, o filme Matrix foi lançado e arrecadou mais de 450 milhões de dólares.

E, partindo desse contexto, chegamos aos anos 2000.

Fazendo um recorte nos acontecimentos relacionados à tecnologia, pilar que a Nokia estava focada, tivemos uma evolução extremamente acelerada: Internet em alta velocidade, redes sociais, dispositivos portáteis, comunicação mais instantânea do que nunca, GPS na palma da mão, turismo espacial, entre outros. 

10 inovações tecnológicas dos anos 2000

1. Pendrive (2000)

2. iPod (2001)

3. Wikipédia (2001)

4. O primeiro smartphone BlackBerry (2002)

5. Skype (2003)

6. Facebook (2004)

7. YouTube (2005)

8. Google Maps (2005)

9. Twitter (2006)

10. IPhone (2007)

Fonte: Canal Tech

Negócios e carreiras orientadas para futuros 

A Nokia poderia ter se preparado para o quê estava por emergir? Seria possível antecipar alguns cenários? Os acontecimentos da época relacionados à política, economia, ambiente, tecnologia e cultura já estavam carregados de sinais.

Será que naquele momento eles conseguiram pensar em futuros alternativos ou se pautaram apenas em um pensamento linear, acreditando que os anos 2000 chegariam de forma bem suave e em tempo de corrigir a rota?

Enfim, não teremos esta resposta, nos cabe refletir e usar novas ferramentas, mais conectadas com a fluidez do mundo atual. 

Em Estudos de Futuro, usamos o Foresight Estratégico justamente para ajudar empresas e organizações a desenvolver um modelo mental orientado para o futuro.

Desse modo, se torna possível olhar para uma caminho mais longo, lendo os sinais mais distantes e compreendendo o que é possível fazer a partir de hoje para construir a inovação, não como uma resposta imediata, mas sim como uma estratégia do negócio. 

Agora, imagine se você aplicar esse pensamento também na construção dos seus futuros pessoais, a potência que isso pode vir a se tornar?

Como tenho aprendido a criar meu futuro do trabalho e minhas novas profissões

O Foresight Estratégico Pessoal é uma disciplina muito mais recente. O Foresight Estratégico por si só é algo que agora, nestes últimos anos, tem se tornado mais difundido e aplicado especialmente nos países mais desenvolvidos. 

Aqui no Brasil quase não temos ouvido falar disso e por isso mesmo a Lifelong Workers decidiu ajudar a disseminar não apenas o conhecimento, como também tutorear pessoas na sua aplicação prática. Eu recentemente embarquei nessa jornada ao participar do Workshop Design de Futuros pessoais. 

Ao aplicar insights derivados de uma jornada pessoal pautada em foresight estratégico, tenho sentido como a cada dia faço escolhas cada vez melhores e mais conscientes. Especialmente que tendem a refletir no médio e longo prazo em minha própria vida.  

Quando olhamos para a Nokia, uma empresa que, mesmo com um perfil inovador, teve dificuldade em se preparar para um nova era e enxergar qual seria o seu lugar naquele futuro, imagino quantas pessoas, assim como eu, sentem o mesmo em relação ao trabalho. 

Por mais que tenhamos o desejo de fazer transições de carreira, aprender novas habilidades ou trabalhar em diferentes formatos, tudo pode parecer extremamente arriscado quando não temos conhecimento e metodologias que nos apoiem neste futuro do trabalho. 

O futuro pode te parecer um universo de possibilidades ou algo desconhecido e assustador. Tudo depende de como você escolhe agir. Correremos riscos sim, pois ninguém pode prever o futuro, mas podemos ser ativos na sua construção. 

Quer se juntar à nossa comunidade com demais Lifelong Workers?

Quer se juntar a #lifelongworkers com diversas histórias de vida pra compartilhar e aprender mutuamente?

E além disso, também fazer parte de nosso ambiente de vivências práticas, desenvolvendo-se em novas habilidades para o novo mundo do trabalho e da geração de renda? Inscreva-se aqui.

Quer participar de diálogos significativos em torno de nossas temáticas? Inscreva-se em nosso canal no Youtube e veja o programa semanal Trocas que Transformam.

Para participar ao vivo com a gente, basta se inscrever logo ao fim deste artigo para receber a nossa newsletter semanal. Nela, sempre enviamos o link e tema com antecedência, além de mais uma super curadoria de conteúdos em torno de nosso propósito comum. : )

Também te convidamos a nos acompanhar nas redes! Estamos no LinkedIN, no Youtube, no Facebook e Instagram

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.